Coluna de Pedro Belmonte

26 anos atrás
18 de Maio de 2019 às 09:41

Em 1993, P.C. Farias, era preso na Tailândia. Ex-tesoureiro de Fernando Collor articulou esquema de corrupção, que acabou no impeachment seguido da renúncia.   Brasil decidiu nas urnas, plebiscitariamente, pelo presidencialismo e pela República.  Eram empossados Adroaldo Loureiro e José Lima Gonçalves prefeito e vice-prefeito. Morriam Domingos de Oliveira Fortes o ‘Domingão’; Vilmar Miron, (Papudo), Campeão Estadual, de 1952, pelo Grêmio Santo-angelense; Ludwig Michel inventor do avião movido a motor de Fusca; empresário Edegar Krug; advogado e ex-diretor da Fadisa, Irany Araújo dos Santos; Escrivão de Policia aposentado e advogado, Cicero Padão Samuel e o ex-vereador Severino Verri.  Robriane Raguzzoni era eleita Rainha da 6ª. Fenamilho. Ricardo Leônidas Ribas tornava-se presidente do Banco Meridional (hoje Santander) e Alcir Calliari do Banco do Brasil.

Laranjinha
Nos primeiros anos da década de 50, em São Borja, os meios de lazer eram o jogo de ‘bolita’ (bola de gude), ‘Cinco Marias’ e as ‘peladas’ futebolísticas. A bola de meia era a mais usada. Um dia a ‘Laranjinha’, refrigerante fabricado em Santo Ângelo, lançou promoção. As tampinhas passaram a conter o desenho de uma bola de futebol. Quem cumprisse o regulamento, levava o prêmio. Ganhei a minha! Depois de recebê-la do representante na cidade, as ‘peladas’ no campinho da Lagoa, do Alipinho ou nas ruas ainda sem asfalto de minha infância, aumentaram. Passados mais de 60 anos, não esqueci a ‘Laranjinha’, seu sabor, sua garrafinha marrom e, claro, a bola de couro. Anos atrás, depois de postar a historinha no FB, a amiga Líbera, esposa de Ottomar Vontobel, leu e contou as peripécias que ele, na juventude, fazia de caminhão, de Santo Ângelo a São Borja, para entregar o produto, num tempo de estradas de pó ou barro. 

Frente a Frente
Em novembro, completam-se 50 anos da participação no ‘Cidades Frente a Frente’, quando vencemos a Lajeado. Convidada pela antiga TV Gaúcha, atual RBSTV, prefeitura de Santo Ângelo aceitou participar. Assessor de imprensa do prefeito Ricardo Leônidas Ribas, fui visualizador-geral do programa. Durante semanas acompanhei moças e rapazes nossos representantes em atividades artístico-cultural-desportivas-socias. Mais de mil santo-angelenses, entre participantes e torcedores, lotando inúmeros ônibus e diversos veículos particulares, seguiram a Capital. Marcante o desfile das beldades santo-angelenses, encabeçadas pela Miss Santo Ângelo, Cleusa Araújo. Com Lucia Perin participaram do quadro sobre nosso potencial econômico, portando latas cenográficas do Óleo Cotrisa. Destaque ao Coral do Verzeri, composto por mais de 50 alunas, regido pela maestrina, Mary Lemos. A comunidade inteira participou do programa. Em poucos meses preparamos os quadros e ensaiamos as centenas de participantes que mostraram a força econômico-social-cultural do município. 

Sabrina & Altair

Neste sábado, 18, em cerimônia a ser realizada no Sindicato Rural de Santo Ângelo, às 19h30min, estarão ‘celebrando o amor’ minha sobrinha Sabrina Belmonte De Geroni e Altair Hilgert. Sabrina é filha de Arnildo De Geroni, já falecido e minha irmã, Maria da Graça Belmonte De Geroni. Altair, de Rodolfo Hilgert, também falecido e Nair Poersch Hilgert. Concordo com Paulo Coelho: “O amor é apenas uma palavra, até que alguém chega para lhe dar sentido”, como grafado no convite. Escusando-nos pela ausência, Loiva e eu, desejamos uma vida feliz e próspera ao casal.

Contingenciamento
Sem alternativa, não restou ao governo que contingenciar, cortar. Mesmo não sendo novidade esses cortes renderam protestos de rua. Como a educação teve recursos cortados, as manifestações ganharam as ruas em diversas capitais e cidades brasileiras. Noutros anos, com os mesmos contingenciamentos não houve manifestações. Por isso foram entendidas como protesto político ao governo, que não recuará, como ficou claro na fala do vice-presidente, Hamilton Mourão: “Mesmo que o governo queira, não vai recuar. Não estamos arrecadando, o Orçamento foi feito no outro governo e as expectativas de arrecadação não foram alcançadas.”. Protesto contra cortes na Educação teve bonés da CUT, MST e cartazes de ‘Lula Livre Já’.

Palacianas
Políticos do Centrão brigando com Sergio Moro. Comissão mista transferiu o COAF da Justiça para a Economia, mas decisão deverá passar pelos congressistas. Parlamentares querem enfraquecer o órgão de combate à corrupção. Conforme o ministro da Economia, Paulo Guedes, serão mantidos os integrantes da estrutura montada pelo ministro da Justiça, Sergio Moro. Intenção é interagir na batalha contra a corrupção. Presidente pretende indicar Moro a vaga no STF, em novembro de 2020. Ministro Marco Aurélio Mello criticou Bolsonaro por antecipar a indicação de Moro a Corte.  Lembremos, Mello foi nomeado ao STF pelo primo, Fernando Collor. Já a ideia de Bolsonaro enxugar a administração, cortar privilégios, encontra obstáculos. Ele pensa aumentar número de ministérios, dos iniciais 15, para 29, visando facilitar aprovação da reforma previdenciária. Em Dallas, Bolsonaro chorou ouvindo palavras de incentivo, carinho dos brasileiros moradores no Texas. Depois chamou os manifestantes contra os cortes na educação de ‘idiotas úteis’.


#Hashtag
#Terça-feira, 14, instalada na AL, Frente Parlamentar pela Qualificação da Gestão Publica. Deputado Eduardo Loureiro entregou a Medalha da 55ª. Legislatura ao presidente do Conselho Federal de Administração, Mauro Kreuz, por serviços prestados a Educação e a Administração.#Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, delatado pelo sócio da Gol, Henrique Constantino, de ter recebido propina via Associação Brasileira de Empresas Aéreas.#Michel Temer foi solto na quarta-feira, 15, por força de HC decidido unanimemente pelo STJ. Impostas a Temer medidas cautelares, proibindo mudar de endereço, sair do país, entrega de passaporte e bloqueio de bens.#Conforme Ciro Gomes, “Lula é defunto eleitoral, inelegível até os 90 anos e enganador profissional”. #Morreu domingo, 12, o médico Luiz Carlos Gamarra Amaro. Conheci ‘Lica’ no meio dos anos 1960. Gamarra, como o chamava, era boníssimo, profissional competente e dedicado. Condolências a Marisa e familiares.

 Jornalista, com passagem por diversos jornais e rádios do Rio Grande do Sul, atualmente coordena o projeto Santo-Angelenses. Escreve nas edições de sábado. 

Email: pedro.a.s.belmonte@hotmail.com

Mais artigos de Pedro Belmonte