Notícias: Cultura

Biblioteca Pediátrica do HSA promove rodízio literário amanhã
20 de Abril de 2013 às 07:00

 Neste domingo (21), a Biblioteca Pediátrica do Hospital Santo Ângelo (HSA) estará festejando seu primeiro aniversário. A comemoração será a partir das 19h30min, no Restaurante Arena Grill, onde haverá rodízio de pizzas. O evento contará ainda com a presença de palhaços e acadêmicas do curso de Pedagogia da URI – campus Santo Ângelo, que estarão realizando a contação de histórias e pintura no rosto das crianças. Já a animação musical fica por conta da Banda Sherlock.

Durante a festa será lançada a campanha para arrecadação de livros para adultos. Atualmente, a Biblioteca conta com um acervo de 1.274 livros infantis e agora chegou à vez dos pais também dispor de uma leitura enquanto aguarda o restabelecimento de seu filho.

A Biblioteca Pediátrica é fruto da dedicação das pedagogas Josiane Lerino e Tânia Baptista, e da professora de Português/Espanhol, Pâmela Martins, sensibilizadas com os alunos que passam longos períodos internados no hospital longe de livros e histórias. A Biblioteca Pediátrica foi fundada no dia 12 de abril de 2012.

O armário com os livros fica na sala de recreação da pediatria, e todo fim de tarde as voluntárias, Josiane, Pâmela e Tânia fazem o empréstimo de livros às crianças internadas. Durante este ano, foram 252 crianças contempladas com o empréstimo de livros, com um total de 471 livros emprestados até o momento. Na mesma sala as crianças têm a oportunidade de ler, desenhar e pintar, além de brincar e divertir-se com jogos pedagógicos, também frutos de doações.

As crianças ainda participam da contação de histórias com as bolsistas, acadêmicas do curso de Pedagogia da URI, que durante a manhã e à tarde vão até a pediatria para ler e contar histórias.

De acordo com a responsável pela Biblioteca Pediátrica, Josiane Lerino, “esse trabalho tem como objetivo amenizar esse momento de internação, distrai-los, acelerando o restabelecimento dos pacientes, educando-os e desenvolvendo o gosto pela leitura, além de aproximar pais e filhos em um momento de prazer, para que possam “viajar” no mundo da leitura”, explica.

Os integrantes do projeto convidam toda a comunidade santo-angelense para participar do Rodízio Literário no próximo domingo. Além disso, as pessoas que tiverem interesse podem doar livros, brinquedos e materiais pedagógicos. Mais informações podem ser obtidas junto à coordenação do curso de Pedagogia da URI, através do telefone (55) 3313-7961.

Mais Notícias: Cultura