Notícias: Geral

Iniciado o período de palestras da Campanha do Agasalho

A conscientização sobre doação de sangue e órgãos é o tema dos encontros que acontecem nos bairros

29 de Maio de 2012 às 10:00
Iniciado o período de palestras da Campanha do Agasalho
À tarde, moradores do bairro Subuski e adjacentes também participaram do evento. Foto: Fernando Gomes/Especial/JM

A Campanha do Agasalho 2012 lançada na semana passada iniciou a fase da conscientização, com a realização de palestras motivacionais e de explicação quanto a importância da doação de órgãos e tecidos. A meta desta edição é superar as 80 mil peças arrecadadas em 2011. A primeira dama Robriane Raguzzoni Loureiro e o secretário de Assistência Social, Francisco Medeiros, participaram dos encontros realizados nesta segunda-feira (28) nos Bairros Dido e Subuski.

QUEM PARTICIPATEM PREFERÊNCIANA ESCOLHADOS AGASALHOS

De acordo com a primeira-dama, Robriane Raguzzoni Loureiro, a campanha segue o mesmo formato das edições anteriores com arrecadação de donativos e realização de palestras educativas junto à comunidade. “As pessoas que participarem das atividades receberão senhas que darão preferência na escolha dos agasalhos”, observou. Robriane também explicou que este ano a campanha vai conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, assim como desmistificar a temática da doação de órgãos e tecidos de pessoas com morte cerebral.

O secretário de Assistência Social, Francisco Medeiros, por sua vez, diz que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da campanha. “Mais uma vez conclamamos aos diferentes segmentos da nossa comunidade a participar desta grande ação solidária em nosso município”, completou.

IMPORTÂNCIA DAS PALESTRAS

A enfermeira Jaqueline Possebom foi quem palestrou nesta segunda-feira. Ela falou sobre a importância da doação. “Existem muitos tabus. É importante as famílias tomarem conhecimento e discutirem o assunto em casa ou em grupos. Este é um ato que salva vidas”, disse.

DEPOIMENTO DE QUEM PRECISOU DE SANGUE

A moradora Mariluce Stein Justen, que sofreu um acidente de carro em outubro do ano passado, falou da dificuldade em encontrar doadores de sangue. “Em Campina das Missões, onde eu fui socorrida não consegui nenhum doador. Quando sofri o acidente precisei de sangue urgentemente. Na mesma situação estão muitas outras pessoas, então precisamos doar”, conclama.

COMO DOAR AGASALHOS

A Campanha do Agasalho acontece de 28 de maio a 6 de junho em Santo Ângelo. Além dos pontos tradicionais de arrecadação, as pessoas interessadas em doar podem ligar para a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania pelo telefone 3313-6211 que uma equipe irá até o local buscar as doações.

Durante a campanha haverá eventos como a Matinê da Solidariedade, a Gincana Escolar e o Arrastão Solidário. A Campanha do Agasalho é uma promoção do Gabinete da 1ª Dama e da Secretaria de Assistência Social de Santo Ângelo.

PRÓXIMAS PALESTRAS

Nesta semana, a agenda de palestras nos bairros é a seguinte: Nesta terça-feira, bairros Aliança às 8h30min e Castelarin, às 14h. Na quarta-feira, Bairro Haller às 8h30min e Centro Social Urbano, às 14h. Na quinta-feira, Colégio Sparta de Souza e à às 14h, no Salão Paroquial da Igreja do Bairro Sepé. Na sexta, às 8h30min, no Núcleo Comunitário João Goulart e às 14h no CAIC. 

Fotos vinculadas

Mais Notícias: Geral