Notícias: Geral

Santo Ângelo receberá mais 10 mil doses da vacina contra a gripe

Reunião no início da noite desta quinta-feira definiu campanha de prevenção e orientação à população

28 de Junho de 2012 às 20:00

A partir da próxima semana, as seis salas de vacinas de Santo Ângelo vão receber um novo lote de vacinas contra a gripe H1N1, que serão enviadas pela Secretaria Estadual de Vacinação a partir da próxima segunda-feira. A informação foi dada no final da tarde desta quinta-feira pelo coordenador de saúde regional, Lói Roque Biacchi, durante reunião ocorrida no gabinete do prefeito Eduardo Loureiro. Participaram do encontro, além do prefeito Eduardo, do coordenador Biacchi, representantes dos segmentos ligados à saúde no município, como o dirigente do Hospital Santo Ângelo, Fernando Branco, a secretária municipal da Saúde, Rosa Severo e técnicos da coordenadoria, do HSA e da prefeitura.

O grupo discutiu a situação do alastramento da ação do vírus Influenza na cidade. Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, foram aplicadas 13.810 doses, o que corresponde a 86% da cobertura vacinal prevista. O município contabiliza dois óbitos confirmados e uma suspeita de óbito pela gripe H1N1.

O prolongamento da campanha dar-se-á imeditamente a partir da chegada das cerca de 10 mil novas doses da vacina ao município. Isso deverá ocorrer a partir de segunda-feira, dia 2 de julho. O alvo da campanha é vacinar a população composta pelos grupos de risco (trabalhadores de saúde, idosos, indígenas, crianças de seis meses a dois anos e gestantes). As vacinas restantes deverão ser utilizadas para a prevenção da população conforme critérios a serem definidos na próxima semana conforme a evolução do quadro local.

Campanha de informação

O prefeito Eduardo Loureiro determinou que imediatamente será desencadeada nova campanha de prevenção e de alerta à população para os riscos da gripe H1N1. “É importante que se faça uma divulgação ampla dos cuidados preventivos para que não apareçam novos casos, vamos elaborar um amplo trabalho de orientação e disseminação das informações de prevenção à população”, disse o prefeito ao solicitar imediatamente à Secretária Rosa Severo e sua equipe para que apresente já nesta sexta-feira um cronograma de trabalho neste sentido.

Proteção

Conforme o médico Luis Carlos Flores, que participou da reunião, “quem recebe a vacina fica protegido contra os três principais vírus de Influenza que circularam no Hemisfério Sul no ano anterior – entre eles o H1N1, causador da gripe A”, disse. Com a chegada do inverno, a proteção é importante especialmente para os idosos que, depois de vacinados, segundo levantamento do Ministério da Saúde, têm 60% menos chances de complicações graves e risco de morte reduzido em 80%. A imunização também diminui de 30% a 70% as hospitalizações por pneumonia.

Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo

Mais Notícias: Geral