Notícias: Geral

Biblioteca da ala pediátrica do HSA é reaberta com campanha de doações

Voluntários vão receber doações de livros durante a 3ª Feira do livro, nesta semana

24 de Setembro de 2012 às 10:00
Biblioteca da ala pediátrica do HSA é reaberta com campanha de doações
Durante a 3ª Feira do Livro biblioteca receberá doações para ampliação do acervo. Foto: Fernando Goettems/JM

Foi reaberta no Hospital Santo Ângelo, na manhã de sexta-feira, a biblioteca da Unidade Pediátrica. No período de inverno, em razão da gripe A, a biblioteca ficou fechada para evitar contaminações.

Durante este tempo, o armário onde ficavam os livros acabou arrombado e trinta obras, além de cinco cd’s foram roubados. “Estamos fazendo novamente campanhas para arrecadar mais livros. Atualmente a biblioteca possui 670 livros”, salienta uma das idealizadoras da biblioteca, a pedagoga Josiane Lerino.

Durante a 3º Feira do Livro de Santo Ângelo, que ocorre nesta semana, do dia 27 ao dia 30 de setembro, a Biblioteca da Unidade Pediátrica do HSA terá um estande, onde será possível realizar doações. “Teremos uma parceria com o curso de Enfermagem da URI. Quem realizar uma doação, ganhará uma medição de pressão arterial. Além disso, o curso de Pedagogia da URI vai realizar a contação de histórias”, complementa Pâmela Martins, formada em Letras e também idealizadora da biblioteca.

O PROJETO

O projeto da Biblioteca na ala Pediátrica do HSA foi uma iniciativa das pedagogas Tânia Baptista e Josiane Lerino e de Pâmela Martins, formada em Letras. Em abril 2012, após uma ampla arrecadação de livros, as crianças em recuperação na unidade, possuem um espaço de leitura. Todos os dias, após às 17h30, os voluntários realizam a distribuição dos livros nos quartos e realizam a contação de histórias. Todo o trabalho é feito por voluntários. “A biblioteca, esse espaço lúdico, proporciona uma melhora na qualidade do tratamento. Deixa as crianças mais calmas, elas se envolvem com os livros e com as histórias e acabam esquecendo um pouco a dor”, observa Daniel Dambros, supervisor da Unidade Pediátrica na ocasião da reabertura da biblioteca.

INTERCÂMBIO

O projeto da Biblioteca no Hospital Santo Ângelo pode ultrapassar fronteiras. As voluntárias da Biblioteca, Natália Ferreira de Melo e Graciele Munareto, que são estudantes do Colégio Sepé Tiaraju, vão realizar um intercâmbio de estudos em Caxias do Sul, na Escola Santo Antônio, através da rede CNEC de ensino e vão levar esta ideia para a cidade da região serrana. “Tínhamos que montar um projeto social para mostrar durante o intercâmbio e resolvemos levar a ideia desta biblioteca para lá”, salienta Natália.

Por Fernando Goettems (fernando@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral