Notícias: Geral

Vacas vivem “dias de princesa” na Fenamilho
01 de Maio de 2013 às 08:00
Vacas vivem “dias de princesa” na Fenamilho
Com um secador, uma escova e o laquê, Gilberto Cunha faz o penteado. Fotos: Odair Kotowski/JM

O Pavilhão da Pecuária de Leite no Parque da Fenamilho foi transformado numa espécie de salão de beleza para vacas e novilhas, que estão vivendo “dias de princesa” durante a feira.

Elas estão passando por um tratamento especial, que envolve a tosquia e a tosa, para participar do julgamento morfológico – Categoria Animais Jovens - durante desfile que acontece nesta quarta-feira (1º), a partir das 9h, na Pista de Julgamento.

Um dos ‘cabeleireiros’ ou preparador de animais é Gilberto Cunha. Ele prepara os animais da Granja Júlia de Vila Maria, localizada entre Casca e Marau, cidade distante cerca de 300 km de Santo Ângelo.

Cunha realiza a tosquia do pelo, faz o penteado e usa até um laquê importado e especial para bovinos para manter a beleza do animal. “Estou aqui desde sexta-feira preparando dez animais, sendo quatro novilhas e seis vacas”, diz.

Durante o desfile, o julgador irá avaliar os seguintes quesitos nas novilhas: a capacidade corporal, a correção de pernas e patas, as aprumas posteriores (garrões da vaca devem estar em situação paralela), quadro de garupa e a capacidade respiratória (força leiteira). Uma das únicas diferenças para o julgamento das vacas é que 42% da nota morfológica é o sistema mamário.

Hoje às 14h também acontece o Julgamento Morfológico Gado Leiteiro – Categoria Animais Adultos; às 16h – Julgamento Herdeiros do Leite e às 17h – Mostra Gado Leiteiro Gir. Todos os eventos acontecem na Pista de Julgamento, próximo ao Parque de Diversões.

Por Odair Kotowski (odair@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral