Notícias: Geral

Morre o advogado Brilmar Desengrini

Trabalhista havia sofrido dois acidentes nos últimos anos e lutava contra câncer

05 de Novembro de 2013 às 08:11
Morre o advogado Brilmar Desengrini
Um dos fundadores do PDT de Santo Ângelo, Desengrini ao lado de Collares e Leonel Brizola. Fotos: Arquivo pessoal

O santo-angelense Brilmar Zimmermann Desengrini faleceu no início da tarde desta segunda-feira (4), aos 82 anos, no Hospital de Caridade de Florianópolis, onde estava internado havia algumas semanas. Desengrini lutava contra um câncer linfático, em decorrência de complicações em seu sistema imunológico após ter sofrido dois acidentes de trânsito nos últimos anos.

O último dos acidentes ocorreu em outubro de 2010, quando o carro em que viajavam colidiu em um Citroen na BR-101. Na ocasião, faleceu um de seus filhos, Carlos Eduardo Desengrini.

O advogado, que exerceu por muitos anos sua profissão em Santo Ângelo, já atuou como militar, quando concluiu seu curso de Direito, foi anistiado político, concorreu a deputado estadual (em 1978, pelo MDB, não se elegeu por oito votos) e trabalhou ao lado de Brizola. Em Santo Ângelo, foi um dos fundadores do PDT e elegeu-se vereador, ao lado de Luis Carlos Sabo, Acílio Tavares, Irineu Ronconi, João Alberto Machado, já falecidos, e Alan Edison Moreno Fonseca e João Baptista Santos da Silva, nas eleições de 1969.

Desengrini também atuou como secretário do Planejamento e da Indústria e Comércio no governo de Adroaldo Loureiro, e depois trabalhou na diretoria do Banrisul, chamado pelo governador Alceu Collares. Segundo seu filho Rodolfo, atuando como advogado Desengrini possuía mais de 700 clientes ativos.

Nos últimos dias, Desengrini passou por uma cirurgia e ficou internado no Hospital de Florianópolis. Ele ficou inconsciente por vários dias, retomando a consciência em alguns períodos. Por fim, faleceu na segunda-feira, poucos dias depois de completar seus 82 anos. Ele fez aniversário no dia 30 de outubro.

O trabalhista teve nove filhos – Laura, Clara, Carla, Rodolfo, Afrânio, Ricardo, Eduardo (em memória), Sandra e Fernando –, onze netos e três bisnetos. 

Fotos vinculadas

Brilmar Desengrini atuou como secretário no governo do prefeito Adroaldo Loureiro

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral