Notícias: Geral

Carnês do IPTU serão entregues a partir de segunda-feira (24)

Secretário da Fazenda Eliseu Morin explica que carnê pode ser emitido pelo site da Prefeitura

22 de Fevereiro de 2014 às 08:05
Carnês do IPTU serão entregues a partir de segunda-feira (24)
Secretário da Fazenda, Eliseu Morin, mostra opções para pagar

Os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) foram entregues nos Correios ontem (21) e deverão começar a chegar à casa dos cidadãos a partir da segunda-feira (24), conforme informações do secretário da Fazenda Eliseu Morin. Já as imobiliárias tiveram 24 horas para buscar os boletos; o prazo encerrou na sexta-feira (21) ao meio-dia.

Prazos e Descontos

Os prazos para o pagamento da primeira ou única parcela é dia 10 de março. O IPTU pode ser parcelado em até 10 vezes. O desconto para quem pagar à vista na parcela única até o dia 10 é de 20%.

Aqueles que têm saldo devedor recebem apenas 10%. Os que optaram por parcelar em até 10 vezes têm 7%; devedores não terão desconto.

Boletos on line

O secretário salienta que os cidadãos que porventura não receberem o boleto poderão imprimir através do site da Prefeitura Municipal (www.santoangelo.rs.gov.br) no ícone Guia de Pagamento IPTU-2014. É preciso clicar e digitar os dados. O carnê impresso pode ser pago nas agências e credenciadas do Banrisul.

“Acho que temos que mudar esta cultura de enviar boleto pelos Correios, pois além de gastar papel e fazer mal ao meio ambiente, a internet é um meio mais fácil, ágil e seguro que o cidadão tem para pagar o imposto. Aqueles que não pagarem no prazo terão juros e multa, o que é um incômodo maior”, ressalta.

Há também a opção de entrar no Portal do Contribuinte, onde, além de gerar o boleto para IPTU, o devedor tem uma ferramenta para consultar dívidas, quitá-las e ver as opções de negociação. “Porém quando a pessoa opta pela negociação ela deve ser confirmada no balcão da Prefeitura”, explica.  

Fotos vinculadas

Contribuinte deve acessar ícone Guia Pagamento IPTU-2014

Por Taís Machado (tais@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral