Notícias: Geral

“Partidos perderam sua ideologia”, diz ex-presidente do PSB Silvana Hepp
14 de Outubro de 2014 às 08:00
“Partidos perderam sua ideologia”, diz ex-presidente do PSB Silvana Hepp
Silvana Hepp (Foto: Arquivo/JM)

O desligamento de seis militantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Santo Ângelo tem cunho puramente ideológico, conforme relata a agora ex-presidente Silvana Hepp. O que motivou a saída foi o apoio da Executiva ao atual candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB). “Somos contrários a todas as políticas neoliberais. Temos bandeiras antagônicas às defendidas pela coligação de Aécio Neves, que são políticas de exclusão e não de inclusão”, destaca.

Outro ponto importante para o rompimento, segundo Silvana, é o apoio da coligação de Aécio à redução da maioridade penal. Segundo ela, a ideologia partidária do PSB acredita na valorização e inclusão, e não na vingança contra os adolescentes, que são “produtos da própria ausência das políticas públicas do Estado”, ideologia esta que, para Silvana, foi quebrada a partir da coligação e apoio ao candidato. “Outras bandeiras, como LGBT, reforma agrária e demarcação de terras indígenas, também são excluídas da plataforma de governo de Aécio. Precisamos, sim, rever muitas coisas dentro do PT, principalmente a corrupção, mas não podemos nos esquecer de que o próprio PSDB está incluído nesse esquema”, alerta.

Para o grupo, essa atitude demonstra que os partidos em geral perderam sua ideologia, priorizando a eleição e os cargos a partir dela. “Infelizmente percebemos que os partidos perderam sua ideologia e pensam apenas em eleger. Eles não representam aquilo a que se propõem no programa”, afirma.

FUTURO DO GRUPO
Por enquanto, o grupo de seis militantes que se desfiliaram do partido destaca não ter interesse em militar por outra bandeira. “Temos nossa ideologia e fazemos uma conjuntura de que os partidos políticos só servem para se eleger. Tivemos uma grande decepção, que nos fez perceber a necessidade urgente de uma reforma política. Mas não nos filiaremos a outro partido. Vamos continuar como um grupo, defendendo nossas bandeiras dentro dos inúmeros movimentos sociais que existem”, salienta Silvana. 

CARTA ENVIADA AO PARTIDO
Ao Sr. Luis Roberto de Albuquerque
Presidente do PSB-RS

Após reunião do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro, realizada na tarde do dia 8 de outubro de 2014, onde decidiu-se por maioria apoiar a candidatura do Sr. Aécio da Cunha à Presidência da República do Brasil, reuniu-se a Comissão Executiva Provisória Municipal do PSB de Santo Ângelo, oportunidade em que decidiu por unanimidade renunciar aos cargos de direção partidária.
Considera que a fidelidade partidária – dos filiados às decisões partidárias e das decisões partidárias ao Manifesto, Programa e Estatuto do Partido – é de extrema relevância. Avalia que é necessário adotar tal postura, visto que não compactua com a deliberação do Órgão de Decisão superior.
Sente-se impedida de promover a campanha à eleição do candidato supracitado devido às acentuadas divergências ideológicas, às posturas dos mandatários tucanos quando detentores de cargos no Executivo federal, às denúncias de corrupção contra o candidato e ao fato de o mesmo ter realizado mau uso do recurso público em benefício de sua família, e, de forma imperativa, ao respeito à história do PSB, que possui bandeiras antagônicas às defendidas pelo PSDB.
Reafirmamos nossa postura em defesa dos coletivos organizados, da redução das desigualdades sociais através de ações afirmativas justas que promovam a efetiva igualdade. Repudiamos a redução da maioridade penal e o silêncio acerca de temas preteridos por partidos e mandatários fundamentalistas que compõem, predominantemente, a coligação a que ora o PSB se junta.
Por outro lado, comunicamos que este documento será enviado por Correio, juntamente com os pedidos de desfiliações a serem homologados por pessoa competente.

Silvana Cavalheiro Hepp Galarça
Ana Paula Peres Lopes
Antônio Rafael Verri
Lucimary Leiria Fraga
Marlene Machado
Janilson Martins

Por Talita Mazzola (talita@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral