Notícias: Geral

Reunião pública define prioridades da zona rural

Reparos nas estradas e melhorias na iluminação estão entre principais solicitações de moradores

25 de Fevereiro de 2016 às 10:15
Reunião pública define prioridades da zona rural
Encontro foi realizado na última terça-feira, na Câmara de Vereadores (Fernando Gomes)

Foi realizada na tarde da última terça-feira (23), na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, uma reunião pública sobre as necessidades de medidas urgentes no meio rural. Entre as principais solicitações de produtores e moradores da zona rural do município, foi elencada a contratação emergencial de empresa para a efetivação de reparos nas estradas do interior de Santo Ângelo.

ESTRADAS E ILUMINAÇÃO: PRINCIPAIS DEMANDAS
A audiência foi requerida pelo vereador Diomar Formenton (PT), devido às inúmeras reclamações quanto à situação das estradas do interior. “Percebemos as dificuldades de acesso na zona rural, principalmente para os leiteiros e o transporte escolar, além do excesso de bueiros que ainda não foram tapados e que dificultam a locomoção dos agricultores. Além disso, tem a questão da iluminação pública, já que alguns locais estão sem lâmpadas há dois ou três anos, mesmo pagando pelo serviço”, destacou.

DEMANDAS DE VÁRIOS ANOS
O vereador também explicou que o debate não foi gerado apenas pelos prejuízos causados pelas últimas chuvas, que apenas agravaram uma situação já complicada no meio rural. “Estamos no nosso quarto ano de mandato e terceiro em que fizemos reuniões. Em fevereiro de 2014 nós organizamos uma grande reunião pública com os secretários solicitando que fossem reparados os locais em que havia maior necessidade. Hoje, observamos que isso não foi cumprido, pois temos demandas de vários anos. As chuvas dos últimos meses apenas agravaram, com pontes derrubadas e levadas pelas águas. O pedido dos moradores do interior é por estradas adequadas, principalmente as vicinais”.

PRESENÇAS
O encontro contou com a presença do Secretário Municipal da Fazenda, Eliseu Morin, Chefe da Emater Local, Álvaro Uggeri, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Osvaldino Lucca, representante da Secretaria de Transportes, Edson Castanho e representante da Secretaria de Obras, Sidinei Karkow. Os trabalhos foram conduzidos pelo Presidente da Casa Legislativa, vereador Gilberto Corazza. Também colaboraram com o debate os vereadores Jacqueline Possebom, Dionísio Faganello, Everaldo de Oliveira, Osvaldir Ribeiro De Souza, Paulo Azeredo, Lauri Juliani e Zilá Andres.

PROPOSTA
Os pedidos dos agricultores pela contratação emergencial do serviço de reparo das estradas devem ser formalizados ao Executivo, para que sejam avaliados a sugestões e encaminhado para possível efetivação da proposta.

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral