Notícias: Geral

Alunos de mais de 70 escolas da região conhecerão a URI no Descubra a universidade

Atividades iniciam às 8h e encerram às 22h, no câmpus Santo Ângelo

06 de Outubro de 2016 às 08:00
Alunos de mais de 70 escolas da região conhecerão a URI no Descubra a universidade
Estudantes poderão tirar dúvidas sobre cursos e carreira (Foto: AI/URI Santo Ângelo)

A URI Santo Ângelo realiza hoje a 18ª edição do Descubra a Universidade, evento que tem como proposta mostrar o câmpus da Universidade e sua estrutura – os cursos, laboratórios, diferentes setores e as oportunidades que oferece – aos estudantes de Ensino Médio.
Mais de 70 escolas das Regiões Noroeste e Fronteira estão inscritas para as atividades que iniciam às 8h e encerram às 22h. Nos turnos manhã, tarde e noite os alunos acompanham explicações a respeito do funcionamento dos cursos, mercado de trabalho, área de atuação e aulas das mais de 20 graduações ofertadas. Técnicos-administrativos, professores e acadêmicos guiam os grupos de visitantes pelas instalações da Universidade, apresentando os projetos desenvolvidos, laboratórios e as atividades desenvolvidas.

Vestibular
Durante o Descubra a Universidade será possível fazer inscrição para o Vestibular de Verão, com valor especial. Os candidatos precisam apenas apresentar RG e CPF. Em Santo Ângelo, são oferecidas vagas para os cursos de Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Biológicas – Bacharelado; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física – Bacharelado e Licenciatura; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Matemática; Pedagogia; Psicologia; Sistemas de Informação e Teologia.
Após o evento, as inscrições devem ser realizadas no site da Universidade (www.vestibular.uri.br) ou presencialmente nos câmpus, entre 17 de outubro e 21 de novembro, com taxa no valor de R$ 60,00. A prova será aplicada dia 27 de novembro, às 14h.

Mostra de Trabalhos
Hoje também será realizada, a partir das 9h, a 6ª Mostra de Trabalhos de Ciência e Tecnologia, que apresenta produções de estudantes das escolas locais e regionais. A Mostra é uma realização do NITT – Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica, em parceria com a 14ª Coordenadoria Regional de Educação, e apoio da SDECT – Secretaria Estadual da Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O evento, que acontece no prédio 9 do câmpus, integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano tem como tema “Ciência alimentando o Brasil”.
4ª Copa URI de Robótica
Tradicionalmente realizada no dia do Descubra a Universidade, neste ano a Copa URI de Robótica tem alteração no formato: 30 equipes de escolas de Santo Ângelo e região poderão competir com robôs, no formato “Sumô”. Nessa modalidade, dois robôs entram em uma pequena arena circular, realizando ações que serão programadas e embarcadas nos robôs pelos competidores, com o intuito de permanecer dentro da arena por um tempo determinado. “Nosso objetivo é promover a área de computação e atrair jovens para a área tecnológica”, destaca o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Denilson Rodrigues. O evento tem a final programada para 11 de novembro, mas no Descubra a Universidade os estudantes poderão tirar dúvidas com os professores e acadêmicos dos cursos. As atividades acontecem junto à mostra dos cursos, no prédio 1.

Conexão URI
À tarde será realizado o 5º Conexão URI, um circuito de provas para alunos de mais de 50 escolas da região. São atividades lúdicas propostas por cada curso de graduação e por alguns setores da URI Santo Ângelo. A atividade conecta alunos de Ensino Médio, em equipes formadas por até 10 estudantes, englobando diferentes áreas do conhecimento.
O Descubra a Universidade será realizado no dia 6 de outubro, a partir das 8h da manhã. As atividades acontecem durante todo o dia e à noite, encerrando às 22h. Mais informações podem ser obtidas no site santoangelo.uri.br/descubra.  

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral