Notícias: Geral

Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar a vacinação contra hepatite B

Programação com horário e locais de vacinação será divulgada amanhã pelo Poder Executivo

25 de Julho de 2017 às 07:00
Secretaria Municipal de Saúde vai  intensificar a vacinação contra hepatite B
No Brasil os casos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C (Foto: Fernando Gomes/AI Prefeitura de Santo Ângelo)

Em 2010 foi instituído pela organização mundial da saúde (OMS) o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo em virtude disto, nos próximos dias estará intensificando a vacinação contra hepatite B para pessoas de até 49 anos e realizando testes rápidos para diagnósticos como auxílio na luta contra a doença.

A programação da vacinação e os locais onde elas ocorrerão, será divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde na quarta-feira (26).

As hepatites são doenças infecciosas que afetam o fígado e são classificadas em tipo A, B, C, D e E. É uma doença que não acostuma apresentar sintomas e quando eles aparecem são através de cansaço físico, febre, mal estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras.

Existem diversas formas de prevenir a doença como: o uso de preservativos em todas as relações sexuais; a utilização de materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, e o não compartilhamento de instrumentos de manicure e pedicure; assim como não utilizar lâminas de barbear, agulhas ou seringas de outras pessoas.

No Brasil os casos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C, sendo que, dois deles têm tratamento gratuito pelo SUS, se o diagnóstico for precoce a chance de cura da hepatite C é maior. Em Santo Ângelo existem 232 portadores da doença registrados no sistema de informação, por isso, é importante o empenho da Secretaria de Saúde em realizar a prevenção da doença.
 

Mais Notícias: Geral