Notícias: Geral

Unacon atende primeiros pacientes pelo SUS

Serão cerca de 500 consultas mensais

12 de Março de 2019 às 12:55
Unacon atende primeiros pacientes pelo SUS
Solenidade ocorreu na manhã de ontem e teve a participação de líderes que contribuíram com a instalação da unidade (Foto: Fernando Gomes/AI Prefeitura de Santo Ângelo)

“Duas vezes o médico me disse: ‘o senhor está com câncer!’. Vocês não podem imaginar o que isso significa para a pessoa. Nós sabemos que todos vamos morrer um dia, mas que a morte vai chegar lá adiante. Porém, quando o médico diz assim: ‘você está com câncer’, doi e doi bastante”, contou, com a voz embargada, o provedor do Hospital Santo Ângelo (HSA), na manhã de segunda-feira (11), durante o ato que marcou o início dos atendimentos pelo SUS da Unidade de Assistência em Alta Complexidade de Oncologia (Unacon).

“Sou muito agradecido a Deus e a medicina, porque tive dois câncer (de próstata e de intestino, que são os que mais matam), hoje me sinto bem e recuperado”, acrescentou. “Então, este serviço (de oncologia) é muito importante”, completou.

A Unacon já atendia por convênios e particular, mas, a partir de agora abre os agendamentos para pacientes do sistema público de saúde. São 24 municípios da região que passam a ser atendidos em Santo Ângelo.

Em sua manifestação, o deputado estadual Eduardo Debacco Loureiro destacou o esforço conjunto, da comunidade, instituições e poder público para que a unidade de alta complexidade se tornasse realidade. Trabalho que inicou ainda em 2011, com audiências na capital Gaúcha e federal. “Esse mutirão fez com que pudessemos estar aqui hoje”, lembrou.

Loureiro recordou, também, o empenho da administração do hospital, que, pela opção de gestão , empenhou-se para que o HSA se tornasse referência para a região. “Essa foi mais uma etapa vencida. Vamos para a próxima”.

A Unacon tem a responsabilidade técnica do médico oncologista Lourenço Sangoi e da enfermeira Jaqueline Bageti Almeida. “A oncologia é vista com uma sentença de morte e a enfermagem é capaz de possibilitar o conforto ao paciente para que o sentimento (de morte) se torne uma esperança de vida”, disse Jaqueline.

O prefeito Jacques Barbosa, em seu pronunciamento, disse que é satisfatório ver que depois de anos de luta de uma comunidade, o serviço dealta complexidade se tonou possível. “Com isso, vai se reduzir distâncias, sofrimentos e custos”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

ESTRUTURA
Para viabilizar o Centro de Quimioterapia foram investidos R$ 500 mil, com recursos do Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e Hospital Santo Ângelo. Ao todo são 16 peças numa área de 350 metros quadrados.
A Unacon conta com sete leitos, consultório, sala de espera, sala de exames, sala de manipulação de quimioterápicos, posto de enfermagem, sala de aplicação de quimioterapia, sala de expurgos, área de limpeza, vestiários e sanitários. Desde 2011 a instituição desenvolvia ações para tornar realidade este projeto.

AUTORIZAÇÃO
Em agosto do ano passado veio a habilitação da Unacon do Hospital Santo Ângelo para atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da portaria 2.614. Na ápoca, o provedor da Casa de Saúde, Odorico Bessa Almeida destacou que a permissão tornou o HSA referência em mais uma especialidade - com o quarto serviço de alta complexidade, para mais de 24 municípios da região.

ATENDIMENTO
O serviço de Oncologia vai atender pacientes do SUS de 24 municípios da região. Serão, mensalmente, cerca de 500 consultas, 420 aplicações de quimioterapia e 54 cirurgias oncológicas.

OUTROS SERVIÇOS

A Unacon conta, ainda, com os serviços de tomografia, ultarossonografia, mamografia, raio-X, endoscopia, colonoscopia, exames laboratoriais e patológicos. Também serviços de urgência e emergência para os pacientes que fazem o tratamento na unidade.

EQUIPE
A Unacon conta com equipe multidisciplinar formada por médico oncologista, cirurgiões, enfermeiras, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, farmacêutica, técnicas de enfermagem, assistente social e outros profissionais com especialização na área.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
A Unacon tem atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
 

Fotos vinculadas

Jacqueline Bagetti Garcia, enfermeira responsável (Foto: Daniele Angnes/JM) Odorico Bessa Almeida, provedor do HSA (Foto: Daniele Angnes/JM) Líderes municipais participaram do ato que marcou o início dos atendimentos pelo SUS (Foto: Daniele Angnes/JM)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral