Notícias: Geral

Tributação no Agronegócio e Comércio será debatida hoje na Fenamilho

Evento promovido pela Sindilojas está agendado para iniciar às 19h30

30 de Abril de 2019 às 07:00
Tributação no Agronegócio e Comércio será debatida hoje na Fenamilho
Vinicius Gomes dos Santos (Foto: Arquivo/JM)

No quarto dia da 19ª Fenamilho Internacional o público presente no Centro de Eventos, Iglenho Burtet, será envolvido com assuntos que cercam o agronegócio, tem foco desta edição. Hoje, às 19h30min, a Sindilojas promove o debate sobre “Tributação no Agronegócio e no Comércio: Desafios e Perspectivas”. A palestra será mediada pelo consultor tributário, Vinícius Gomes dos Santos. O evento será aberto ao público.

O presidente da Comissão Central, o vice-prefeito Bruno Hesse, afirmou em seu discurso de abertura da 19ª Fenamilho Internacional, que o foco da feira está no agronegócio e na agricultura familiar, com ênfase no milho, envolvendo outros setores produtivos. De acordo com Bruno, o debate desta terça é importante para orientar sobre o ambiente de negócios.

Vinícius Gomes explica que o evento, será uma oportunidade de construção, diálogo e aprendizado, com empresários, agricultores, contadores, advogados e público em geral, na interação com assuntos que rodeiam o agronegócio e o comércio, como a tributação dessas respectivas áreas e suas subáreas. “Esses e outros aspectos do sistema tributário brasileiro – que hoje possui mais de 90 tributos e inúmeras leis e normativas, que são criadas diariamente, e que impõe mudanças e dificuldades aos empresários –, serão apresentados e respondidos no debate”, relatou Vinícius.

Ainda segundo Gomes, outros assuntos serão pautados na palestra, como, as estratégias de soluções para o mercado em casos específicos, as perspectivas tributárias do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural); abordando os benefícios aos agricultores; diferencial de alíquotas de ICMS; e a possível reforma tributária no Brasil, que busca modificar o sistema de tributos brasileiro.

TRIBUTAÇÃO NO BRASIL
Conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o Brasil é um dos países com as maiores cargas tributária do mundo, fruto de inúmeros tributos e obrigações nas mais variadas operações de conteúdo econômico. Estima-se que são publicados, diariamente, mais de 50 atos legais relativos à legislação tributária.
Registros do Banco Mundial informam que as empresas brasileiras levam em média 2.600 horas por ano, para realizar todos os procedimentos necessários para honrar com suas obrigações tributárias, o que representa mais de 10 vezes a média mundial.

SOBRE O PALESTRANTE
Vinícius Gomes dos Santos é Bacharel em Direito pela UniRitter, Especialista em Direito Tributário pela mesma instituição e Especialista em Gestão Tributária pela Verbo Educacional. Realizou parte da sua formação acadêmica na Universidad Europea de Madrid, com ênfase em Direito Tributário/Empresarial e Direito Internacional, e no Colégio de Advogados de Barcelona. Vinícius já atuou na área de Assessoria Tributária da Fecomércio/RS, e atualmente é consultor tributário e sócio-proprietário da VG Consultoria Empresarial, empresa com sede em Porto Alegre.
 

Mais Notícias: Geral