Notícias: Polícia

BM inaugura moderno sistema de operações para a segurança pública

Nova Sala de Operações monitora viaturas por GPS, câmeras e grava chamadas ao 190

26 de Outubro de 2012 às 17:42
BM inaugura moderno sistema de operações para a segurança pública
Através da Sala de Operações é que viaturas são acionadas para atender as ocorrências. Foto: Odair Kotowski/JM

O 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon) passou a contar com uma moderna Sala de Operações, capaz de acompanhar viaturas através de um sistema de GPS, supervisionar câmeras de monitoramento no centro de Santo Ângelo e gravar todas as ligações ao telefone 190. A inauguração da nova sala foi na quinta-feira (25), com a presença do comandante geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, autoridades e comunidade em geral.

Segundo o comandante d0 7º RPMon, Major Jacob Aristeu Pinton, a sala passou por reforma e foram adquiridos novos equipamentos e ferramentas de gestão para a qualificação do serviço público. “O investimento foi de R$ 23 mil, oriundo de apoio da Fundimisa e Ministério Público do RS através do Grupo de Apoio à Brigada Militar (GAB). O espaço passou a contar com modernas instalações e equipamentos de ponta que colocam Santo Ângelo em destaque”, disse.

O projeto começou com a implantação gradual do sistema de gerenciamento através da tecnologia GPS, sendo que desde julho a unidade vem trabalhando em caráter experimental com esta tecnologia inovadora.

O Comando do 7º RPMon buscou na experiência bem sucedida de outras unidades da Brigada Militar a tecnologia de monitoramento das viaturas policiais através do GPS. Municípios como Lajeado, Santa Rosa e mais recentemente São Luiz Gonzaga já contam com esta tecnologia e estão colhendo bons resultados.

Um grupo de oficiais da Brigada Militar de Santo Ângelo visitou Lajeado, onde desde 2010 a tecnologia vem sendo empregada e de onde vários comandos têm buscado conhecimento. Atualmente mais de 150 municípios têm suas viaturas rastreadas e monitoradas.

Pinton destaca que através do GAB foi firmado contrato com uma empresa pioneira em soluções de gestão de segurança pública. “O sistema tem como principal objetivo a possibilidade de localização precisa das viaturas em tempo real para casos de patrulhamentos, perseguições e cercos policiais, podendo ganhar preciosos segundos em deslocamento para a ocorrência”.

 MELHORA DA SEGURANÇA

O comandante geral da BM, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, ressaltou que uma preocupação seria o fato de uma empresa civil, de fora da corporação ter o acesso a estas informações. “Com a instalação de um servidor próprio no prédio do Comando Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, esta questão foi resolvida, pois são os policiais militares do Departamento de Informática que têm o controle. Consequentemente a empresa prestadora do serviço não tem acesso ao sistema. A melhoria e qualificação do trabalho redundam numa melhor prestação dos serviços da BM. Isso é um trabalho de integração, interdisciplinariedade, transparência, envolvimento e comprometimento”, relata.

O representante do Ministério Público, promotor José Garibaldi Machado, falou da parceria que garantiu a reforma. “O MP deseja sempre ser parceiro da Brigada Militar, pois esta parceria possibilita a modernização do sistema. Pretendemos ajudar a ampliar este sistema”, frisa.
O novo sistema deve reduzir em 30% os gastos com combustível e acelerar o atendimento de ocorrências.
 

Por Odair Kotwski - odair@jornaldasmissoes.com.br

Mais Notícias: Polícia