Notícias: Polícia

BM atua para manter um Carnaval seguro à população

Polícia realizou um planejamento nas últimas semanas visando à segurança nos dois dias

21 de Fevereiro de 2015 às 08:05

As festividades de Carnaval já terminaram na maior parte do País, mas em Santo Ângelo a festa continua nesse fim de semana, com o último dia, hoje (21), do Desfile de Rua das escolas de samba do município. Porém, o período de festas também é um período de maior atenção por parte do policiamento que desde ontem (20) se fez presente na Avenida do Samba, a Venâncio Aires, e em seus arredores. Conforme o comandante do Esquadrão da Brigada Militar, capitão Cristiano Brilhante, foi realizado um planejamento durante as últimas semanas com a intenção de identificar os pontos mais frágeis da região onde o desfile acontece.

“Nos reunimos com outros órgãos, como Prefeitura, Conselho Tutelar, escolas de samba, a própria Liga e também o Ministério Público, para reunir informações e buscar elaborar uma estratégia de prevenção nos pontos mais sensíveis do evento. Fizemos uma análise tanto da avenida quanto das redondezas e colocamos policiamento motorizado e montado, além de polícias a pé e do Pelotão de Operações Especiais. Tudo foi pensado com o objetivo de manter a ordem e proteger os cidadãos de bem que vão assistir ao desfile com suas famílias, coibindo os delitos contra as pessoas e também contra o patrimônio”, esclarece Brilhante.

Os policiais estiveram envolvidos durante todas as semanas que antecederam o desfile também na fiscalização das escolas de samba, auxiliando, principalmente, o Conselho Tutelar no controle de menores, além de participar do planejamento e acompanhamento da montagem das estruturas construídas na avenida para que a segurança das pessoas fosse garantida.

ORIENTAÇÕES PARA APROVEITAR A FOLIA COM SEGURANÇA
O capitão Brilhante destaca que, embora tenha sido montado um grande efetivo para auxiliar no policiamento e segurança da população, alguns cuidados são necessários para que se possa aproveitar a folia com tranquilidade e segurança. “Pedimos às pessoas que forem levar bebidas, alcoólicas ou não, que evitem levar garrafas. Optem por garrafas pet e latas, para evitar qualquer tipo de problema ou acidente com elas”, recomenda.

Ele ressalta que é importante que a comunidade santo-angelense vá assistir ao desfile com espírito de “curtir a festa sem rivalidade, pois, apesar de haver uma competição, é uma competição saudável. O Carnaval é um evento de cultura com o intuito de festejar e é assim que tem que ser”.

Por Talita Mazzola (talita@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Polícia