Notícias: Política

Valdir Andres anuncia secretariado de seu governo

Prefeito eleito também anunciou possível reformulação das secretarias

31 de Dezembro de 2012 às 10:24
Valdir Andres anuncia secretariado de seu governo
Anúncio dos secretários ocorreu durante café da manhã com a imprensa, no Hotel Maerkli. Foto: Tiarajú Goldschmidt/JM

O prefeito eleito Valdir Andres (PP), que toma posse nesta terça-feira (1º), anunciou na manhã desta segunda-feira (31), durante café da manhã com a imprensa no Hotel Maerkli, a composição do primeiro escalão de seu governo. Participaram do encontro dirigentes do PP, do PMDB e dos demais partidos que compõem a coligação “Juntos por Santo Ângelo”, que venceu as eleições de outubro em Santo Ângelo.

Alguns nomes já haviam sido antecipados nas edições anteriores do Jornal das Missões, e foram confirmados por Andres. Nem todos os secretários estiveram presentes no encontro.

Também ficaram em aberto a nomeação de três secretários: do Planejamento, Cultura e Ação Social.

“Não ocupamos de início essas secretarias por economia, e julgamos que essas pastas podem ser acumuladas por outro secretário no início da administração. Estamos planejando fazer uma reformulação das secretarias, com a possibilidade de fundir secretarias”, disse ele, ao confirmar que pretende ainda transformar em secretaria do Departamento de Meio Ambiente. “É uma secretaria que está muito bem organizada, temos apenas que transformar o cargo de diretor em secretário. Isso deveremos fazer na primeira ou na segunda semana”, declarou o prefeito eleito.

Já para um segundo momento, em um período de 90 a 120 dias, Andres anunciou que pretende criar a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. “Será uma secretaria enxuta, reaproveitando alguns cargos da Prefeitura, CCs e FGs”, disse. Por fim, anunciou que no futuro deve transformar em secretaria o Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

Andres ainda lamentou que muitas pessoas foram convidadas a integrar o primeiro escalão do governo municipal, porém acabaram declinando do convite. “Não temos como competir com a iniciativa privada ou com um profissional liberal. Eu gostaria que a Prefeitura pagasse melhor, não só para os secretários, mas como para todos os funcionários”, disse.

SECRETÁRIOS ANUNCIADOS

Ao final do discurso, Valdir Andres anunciou seu secretariado, juntamente com um breve currículo.

Secretário de Administração: Luiz Ghellar, técnico em Contabilidade, Bacharel em Ciências Contábeis, é empresário, titular da Madelar. Foi membro do Rotary Club, da diretoria do Clube Gaúcho, entre outras associações.

Secretário Geral: João Roberto Borin, bacharel em Ciências Econômicas, especialista em Economia Monetária, mestre em Economia pela UFRGS e acadêmico de Direito. Economista, é professor universitário há 14 anos.

Secretário da Fazenda: Eliseu Morin, bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Contabilidade Pública. É contador da Prefeitura de Santo Ângelo. Atuou em diversos cargos da área da administração e contabilidade, foi secretário da Fazenda, de Administração e da Saúde e diretor financeiro da Secretaria da Saúde.

Secretário da Agricultura: Vander Moreira da Rosa, atuou como vendedor de insumos agrícolas, comprador de bovinos e suínos, gerente de unidade, supervisor de vendas, e no controle e abastecimento dos depósitos de defensivos agrícolas. Atuou em conselhos em Vitória das Missões.

Secretária da Educação: Rosa Maria de Souza, graduada em Pedagogia, bacharel em Direito, especialista em Direito e em Supervisão Escolar. É assistente administrativa e financeira no Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi. Também é professora da educação básica municipal e estadual.

Secretário de Habitação: José Antonio Pereira da Silva, graduado em Estudos Sociais, foi subsecretário de Ação Social na Prefeitura de Santo Ângelo, foi conselheiro tutelar e diretor do Case de Santo Ângelo.

Secretário de Indústria e Comércio: Leonesildo Bertê, bacharel em Contabilidade, é empresário no ramo dos combustíveis, foi bancário. É integrantes do Lions, associado do Hospital Santo Ângelo, foi presidente de entidades. Recebeu título de Cidadão Santo-angelense em 1999.

Secretário de Meio Ambiente: José Ricardo Martinsm Ferreira, presidente do PMDB, possui cursos na área de Aplicação de Verbas Públicas, capacitação em Dependência Química, foi membro de conselhos, entre outros.

Secretário de Obras e Serviços Urbanos: Jaime Coldebella, engenheiro operacional mecânico, atuou nas áreas de telecomunicações e administração.

Secretária de Saúde: Eunice Antonia da Costa “Preta” Belinazo, bacharel em Direito, graduada em Filosofia, especialista em Gerência de cidades. Atuou como chefe de Gabinete em Santo Ângelo, chefe de Gabinete de Governo na Secretaria Estadual da Saúde. Foi secretária municipal de Saúde, de Assistência Social e do Planejamento em Santo Ângelo.

Secretário de Transportes: Vilson Zago Müller, o Candango, atua como eletricista, possui experiência em máquinas e equipamentos pesados.

Secretário de Turismo e Esportes: Marcos Moreira Mattos, técnico em Administração, acadêmico de Direito, atuou na Emater, foi secretário substituto dos Transportes em Santo Ângelo, é vereador eleito pelo PR, presidente municipal e coordenador regional do PR.

Diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana: José Marques da Silva, bacharel em Direito e especialista em Direito Público. Atua como advogado, foi professor municipal, policial militar e civil, foi secretário Geral, chefe de Gabinete e secretário de Habitação de Santo Ângelo. Também foi vereador.

POSSE

O prefeito Valdir Andres, a vice Nara Damião e os 15 vereadores tomam posse nesta terça-feira, a partir das 9h30min, no Teatro Antônio Sepp.

Por Tiarajú Goldschmidt (tiaraju@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Política